Na passada sexta-feira, 20 de maio, tornamos a receber a visita da doutoranda Raquel, para mais uma sessão sobre Árvores Monumentais.
Desta vez tivemos atividades no exterior da sala de aula. Deslocamo-nos até um sobreiro (nome científico Quercus suber), existente no recreio da nossa escola, e realizamos diversas atividades, todas muito interessantes e divertidas. Começamos por dialogar acerca de árvores monumentais e sobre as partes constituintes das plantas (deu para fazer uma revisão porque demos esta matéria na disciplina de Estudo do Meio).
A primeira atividade intitulava-se "De que árvore caiu? A Raquel ia mostrando elementos botânicos e nós tínhamos que adivinhar a que árvore pertenciam.
Em seguida, aprendemos a fazer várias medições a uma árvore. Primeiro medimos a altura da Margarida e em seguida tiramos uma fotografia dela ao pé da árvore. Na sala foi só calcular quantas Margaridas cabiam na árvore e, depois de fazermos os cálculos, descobrir qual a altura (H) do sobreiro.
Posteriormente medimos o perímetro à altura do peito (PAP). O Bruno, o Ricardo e o João Francisco ajudaram. O sobreiro mede 3,10 metros.
Seguiu-se a medição do diâmetro da copa (DC).
Com a ajuda de todos descobrimos que o diâmetro da copa mede 14 metros. |
0 comentários:
Enviar um comentário