O número 13 é considerado o número do azar, sinal de infortúnio.
Se lhe juntarmos o dia da semana de azar (sexta) torna-se o mais azarado dos dias. E há quem tenha muito medo deste dia e sofra de triscaidecafobia, que é um medo irracional e incomum do número 13. Ou pior! Há quem tenho o medo específico da sexta-feira 13, sofrendo de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
A história
Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga, mas quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, e os 13 rogavam pragas aos humanos.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França.
Outra possibilidade para esta crença é o facto de Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira 13.
retirado de http://www.rtp.pt/extra/?article=132&tm=6&visual=4
OUTRAS SUPERSTIÇÕES
Pé direito - devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar sempre com o pé direito para evitar o azar.
Borboleta - ver uma borboleta voar dá sorte para o resto do dia.
Gato preto - Há muito anos atrás acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso diz a tradição que cruzar com um gato preto é azar na certa.
Escada - Nunca se deve passar por debaixo de uma escada. Dá azar.
Estrela cadente - Viste uma estrela cadente? Faz um pedido e ele realizar-se-á.
Orelha quente - Se a tua orelha aquecer de repente é porque alguém está a falar mal de ti. Nesses casos vai dizendo o nome dos suspeitos até a orelha ficar normal. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morde o dedo mínimo da mão esquerda: a pessoa irá morder a própria língua.
Espelho partido - Partiste um espelho? Diz a superstição que terás sete anos de má sorte. Ficar a admirar-se num espelho partido ainda é pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve olhar para um espelho à luz de velas. Não deixes que outra pessoa olhe para um espelho ao mesmo tempo que tu.
Guarda-chuva - Dentro de casa o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. segundo a tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.
Aranhas, grilos e lagartixas - Representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.
Meias do avesso - se calçares as meias do avesso não te preocupes; é sinal que boas notícias estão a chegar.
Chifre - ter um chifre num estabelecimento comercial atrai clientes e dá boa sorte.
Figa - ter o símbolo de uma figa atrás de uma porta dá boa sorte.
Pé de coelho - ter um pé de coelho atrai boa sorte.
Madeira - bater 3 vezes na madeira, afasta os maus agouros e os maus espíritos.
Roupa interior azul - No ano novo, usar roupa interior azul dá boa sorte; no entanto, noiva que use roupa interior azul, morrerá cedo.
Sapatos - deixar sapatos com a sola virada para cima dá azar.
Ferradura - pendurar uma ferradura acima da porta dá sorte.
Chapéu - Colocar um chapéu sobre a cama dá azar.
Vassoura - Para dispensar uma visita chata é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo, atrás da porta. Crianças que montam vassouras serão infelizes.Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade. Varrer os pés de uma pessoa faz com que ela nunca se case.
Trevo - encontrar um trevo de 4 folhas dá sorte.
Despedida - despedir-se de um amigo numa ponte significa que nunca mais se encontrarão.
Facas - cruzar facas dá azar.