Olá! Sejam bem vindos ao nosso blogue. Somos a turma E do AEFV. Aqui colocaremos um pouco do nosso dia-a-dia na escola, os nossos trabalhos, as nossas aventuras, as nossas brincadeiras,os nossos gostos... Boa visita!
RSS

sábado, 28 de março de 2015

Sarau cultural


Participámos no sarau cultural com duas atuações. Uma dança medieval, preparada pelas professoras Sónia e Marina e uma canção em inglês (One little finger), ensaiada pela professora Lucy Tavares.
Vejam lá se dançámos bem ou não:


Semana da Educação - Dia da Floresta

No passado dia 20 de março comemorámos o Dia da Floresta.
Fomos até ao Cabeço do Peão onde nos esperavam muitas atividades super divertidas. A saber: jogo de precisão: lançar arcos pequenos e acertar nos cones; jogo da malha; hóquei em campo; jogo das latas; corrida de sacos; tração da corda; visita ao carro dos Bombeiros e caminhada pedagógica.
Gostámos muito de tudo mas adorámos a visita ao carro dos bombeiros. Pudemos pegar na mangueira e fingir que apagávamos um fogo. Com água e tudo!
A caminhada também foi interessante. Tinha o título de "Sentir a Floresta". Visitámos o centro de treinos dos bombeiros e o centro de meios aéreos. Ficámos a saber tudo o que se faz para combater os incêndios florestais e não só. Um agradecimento aos GIP´s, GNR, Sapadores Florestais e Ficape por tudo o que nos ensinaram e, especialmente, por nos terem deixado entrar nas viaturas e experimentar muitas coisas.
Como não podia deixar de ser, fizemos um enorme piquenique. Coxas de frango com batatas fritas. Estavam deliciosas!


Semana da Educação - Visita à Escola Secundária



No passado dia 19 de março, inserida na Semana da Educação, fizemos uma visita à escola secundária. Participámos nas atividades propostas nos laboratórios abertos (Matemática, TIC, Biologia/Geologia e Físico-Química) e nos ateliês (Educação Física, Artes e Línguas). 
Foi um dia muito divertido. Começámos pela Matemática, onde pudemos fazer muitos jogos divertidos. Depois fomos até à sala TIC para trabalhar e jogar nos computadores. Em seguida deslocámo-nos aos laboratórios de biologia e de físico-química. Vimos o corpo humano, troncos de várias espécies de árvores e assistimos e participámos em muitas experiências. No ateliê de educação física pudemos soprar nas zarabatanas e fazer escalada. Já cheios de fome, fomos almoçar à cantina da escola. Na parte da tarde visitámos os ateliês de artes e línguas. Fizemos puzzles, dançámos, cantámos e vimos os magníficos trabalhos que são elaborados pelos alunos daquela escola.
Gostámos especialmente das experiências e da escalada mas foi tudo muito giro!


quinta-feira, 26 de março de 2015

Semana Individual - Beatriz



Beatriz Leitão

Dia do Pai

O meu pai é muito brincalhão. Conta-me muitas histórias e brinca comigo aos dados. Zé Pedro


O meu pai é musculado e gosto quando ele dorme comigo. Adoro andar às cavalitas dele. É fofinho como um ursinho de peluche. Lara


O meu pai é muito simpático e muito fofinho. Leandro


O meu pai é brincalhão. Edgar


O meu pai brinca comigo. Afonso Costa


Eu gosto muito do meu pai. Beatriz


Eu e o meu pai gostamos de tratar animais. João Pedro


Eu gosto muito do meu pai. Angelina


Eu gosto do meu pai porque joga comigo à bola e é muito brincalhão. Afonso Silva


O meu pai gosta muito de mim e eu gosto muito dele. Margarida


O meu pai é fixe e muito brincalhão. João Francisco


O meu pai gosta de jogar à bola comigo. Fábio

O meu pai é fofinho. Bruno

Eu gosto do meu pai porque leva-me muitas vezes às cavalitas. Bernardo

O meu pai é um super herói. Alexandre

terça-feira, 17 de março de 2015

Animação de leitura na Biblioteca Municipal

Ontem fomos à biblioteca municipal assistir a uma animação de leitura. Foi divertido. Gostámos especialmente do afinar da voz.






Semana Individual - Afonso Silva

OS MEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS


TAZOS

CARROS

CARTAS DOS INVIZIMALS

BARCO DOS PIRATAS


Afonso Silva

Semana Individual - Beatriz

Brinco todos os dias com o meu telemóvel. É um dos meus brinquedos preferidos.



Beatriz Leitão

Sexta-feira 13


O número 13 é considerado o número do azar, sinal de infortúnio. 

Se lhe juntarmos o dia da semana de azar (sexta) torna-se o mais azarado dos dias. E há quem tenha muito medo deste dia e sofra de triscaidecafobia, que é um medo irracional e incomum do número 13. Ou pior! Há quem tenho o medo específico da sexta-feira 13, sofrendo de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.



A história



Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.



Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga, mas quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, e os 13 rogavam pragas aos humanos. 



No cristianismo é relatado um evento de má sorte a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. 



Outra possibilidade para esta crença é o facto de Jesus Cristo provavelmente ter sido morto numa sexta-feira 13.

retirado de http://www.rtp.pt/extra/?article=132&tm=6&visual=4


OUTRAS SUPERSTIÇÕES

Pé direito - devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar sempre com o pé direito para evitar o azar.


Borboleta - ver uma borboleta voar dá sorte para o resto do dia.


Gato preto - Há muito anos atrás acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso diz a tradição que cruzar com um gato preto é azar na certa.



Escada - Nunca se deve passar por debaixo de uma escada. Dá azar.


Estrela cadente - Viste uma estrela cadente? Faz um pedido e ele realizar-se-á.


Orelha quente - Se a tua orelha aquecer de repente é porque alguém está a falar mal de ti. Nesses casos vai dizendo o nome dos suspeitos até a orelha ficar normal. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morde o dedo mínimo da mão esquerda: a pessoa irá morder a própria língua.


Espelho partido - Partiste um espelho? Diz a superstição que terás sete anos de má sorte. Ficar a admirar-se num espelho partido ainda é pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve olhar para um espelho à luz de velas. Não deixes que outra pessoa olhe para um espelho ao mesmo tempo que tu.



Guarda-chuva - Dentro de casa o guarda-chuva deve ficar sempre fechado. segundo a tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.


Aranhas, grilos e lagartixas - Representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.


Meias do avesso - se calçares as meias do avesso não te preocupes; é sinal que boas notícias estão a chegar.

Chifre - ter um chifre num estabelecimento comercial atrai clientes e dá boa sorte.



Figa - ter o símbolo de uma figa atrás de uma porta dá boa sorte.


Pé de coelho - ter um pé de coelho atrai boa sorte.

Madeira - bater 3 vezes na madeira, afasta os maus agouros e os maus espíritos.


Roupa interior azul - No ano novo, usar roupa interior azul dá boa sorte; no entanto, noiva que use roupa interior azul, morrerá cedo.

Sapatos - deixar sapatos com a sola virada para cima dá azar.



Ferradura - pendurar uma ferradura acima da porta dá sorte.


Chapéu - Colocar um chapéu sobre a cama dá azar.


Vassoura - Para dispensar uma visita chata é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo, atrás da porta. Crianças que montam vassouras serão infelizes.Varrer a casa à noite expulsa a tranquilidade. Varrer os pés de uma pessoa faz com que ela nunca se case.


Trevo - encontrar um trevo de 4 folhas dá sorte.

Despedida - despedir-se de um amigo numa ponte significa que nunca mais se encontrarão.


Facas - cruzar facas dá azar.